Democracia Líquida ou Delegativa

De Partido Aberto Wiki
Ir para navegação Ir para pesquisar

Os termos Democracia Líquida e Delegativa referem-se formas intermediárias entre democracia direta e a representativa. Nelas, os participantes têm a possibilidade de votar diretamente em um tema, ou escolher um representante (delegado) para que decida por ele quanto a este tema.

Democracia Delegativa[editar | editar código-fonte]

O termo "Democracia Delegativa" tem origem possivelmente neste artigo de Bryan Ford. Suas principais características são:

  • A participação é voluntária. Todo participante pode escolher entre ser um votante ou delegado. Quando um participante elege um delegado, este passa a decidir pelo voto do primeiro, ou seja, de forma que o voto dos delegados passam a ter um peso maior conforme a quantidade de usuários que delegam seus votos para o mesmo. Desta forma, um participante pode abster-se de participar no processo democrático delegando seus votos a um outro.
  • O processo de delegação é dinâmico. Um usuário pode mudar seu delegado ou optar por votar diretamente em um tema a qualquer momento, e não há duração pré-estabelecida de "mandatos". Os delegados também podem atuar apenas em temas específicos.
  • Delegados podem delegar seus votos a outros delegados. Isso permite que alguns delegados tornem-se "especialistas" em determinados temas.

Democracia Líquida[editar | editar código-fonte]

Termo criado pelo usuário anônimo "Sayke" (possivelmente John Washington Donoso) em artigo do início dos anos 2000. Foi concebido inicialmente como uma ferramenta de decisão distribuída, não como uma ferramenta governamental. É a base conceitual do software "Liquid Feedback", que atualmente é a implementação computacional mais relevante deste tipo de democracia.

Suas características distintas são:

  • Uso de "Approval Voting" (votação por aprovação). Ao invés de eleger apenas uma entre várias alternativas, o usuário vota "sim ou não" em cada uma das opções. No final, a opção com mais votos é a ecolhida. Isso evita que alternativas próximas dividam os votos entre si e sejam prejudicadas em detrimento de outras que seriam menos populares.
  • Ao contrário do sistema de "Proxy Voting", em que o usuário delega diretamente o seu voto, a Democracia Líquida propõe uma "Recomendação de Resposta", em que o votante recebe sugestões (de pessoas próximas ou influentes, que seriam seus "delegados") e aí determina o que será feito com seu voto. Pode por exemplo adotar o voto de uma das pessoas (o que seria similar à democracia delegativa, porém já sabendo de antemão como o "delegado" estaria votando), escolher manualmente a sua opção (democracia direta), ou criar regras próprias de escolha automática da resposta.
  • Delegação específica por tema (domain-specific delegation): Um usuário pode delegar seu voto através de regras distintas conforme o tema em questão. Por exemplo, para temas de "finanças governamentais", pode delegar seu voto para uma pessoa, enquanto para o tema "meio ambiente", pode decidir votar diretamente.

O termo "Democracía Líquida foi posteriormente apropriado por iniciativas e grupos como o Liquid Democracy e.V, responsável pelo software Adhocracy, e o próprio sóftware "Liquid Feedback". As implementações não seguem necessariamente o modelo e conceitos originalmente propostos.

Tanto a Democracia Líquida quanto a Representativa pode ser consideradas formas mais viáveis de democracia direta, na medida que o participante tem o poder de votar diretamente nos projetos, porém sem que seja obrigado a fazê-lo.