Iniciativas de democracia direta

De Partido Aberto Wiki
Ir para navegação Ir para pesquisar

Lista de iniciativas de democracia direta

Sites de votação[editar | editar código-fonte]

São sites que permitem aos usuários votar em projetos de lei que estão sendo tramitados no congresso. Em geral não há uma influência direta do resultado na votação. Alguns se propõem a encaminhar os resultados aos responsáveis, como forma de dar feedback sobre a popularidade dos projetos.

Place a Vote

Iniciativa americana similar ao vote na web, que propões que os parlamentares se comprometam a votar de acordo com o resultado das votações no site. Está em fase de "start-up"e permite que usuários pre-registrados experimentem a ferramenta.

Recentemente, foi lançada uma candidatura ao congresso americano, em que o candidato Michael Smith irá utilizar a plataforma para que seu voto seja decidido pelos seus eleitores.

Vote na Web

Site brasileiro que permite votar e comentar projetos de lei em trâmite nas diversas esferas do legislativo. Possui ranking de parlamentares. Possui um aplicativo móvel "Política de boteco".

Brigade

Criado por Sean Parker (criador do Napster), o Brigade é definido como uma "plataforma de engajamento civil". Nela, as pessoas criam livremente os tópicos para discussão, que em geral consistem de uma frase simples (ex: "É grosseiro mandar mensagens pelo celular durante um jantar"). Estes tópicos que podem ainda pertencer a temas. alguns dos quais geralmente estão em evidência ("trending"). Há todo o tipo de tópicos, desde frases ditas por políticos até questões mais cotidianas.

As pessoas podem então concordar ou discordar e realizar comentários. Há um foco interessante no debate. Os comentários são divididos em duas colunas, uma para os que são a favor e outra para os que são contra. Além de comentar, os usuários podem dar mais peso ("upvote") nos comentários que considera mais relevantes, de modo que os pontos mais relevantes a favor e contra aparecem no topo da página.

Software[editar | editar código-fonte]

Liquid Feedback

Ferramenta open-source para democracia colaborativa. Utilizada de forma experimental por algumas organizações, entre as quais o Partido Pirata alemão. Implementa o conceito de democracia líquida, em que o todo participante pode votar ou delegar seu voto a qualquer momento.

Todo participante pode criar uma proposta. Outros usuários podem submeter propostas alternativas, o que irá criar um "tema", ou seja, um conjunto de propostas relacionadas, que será discutida em conjunto. Os temas não são pré-definidos, e sim criados sob demanda quando uma proposta alternativa é submetida por um usuário.

Os temas seguem por distintas fases. Inicialmente, o tema está aberto para que os usuários submetam propostas. Em seguida, as propostas que atingem um numero mínimo de apoiadores passam para a fase de discussão, onde cada uma pode ser melhorada. Há uma fase de "congelamento" antes da votação, para evitar mudanças de última hora. Em seguida, os usuários (ou seus delegados) realizam a votação, em que ordenam suas propostas preferidas ou podem ainda rejeitá-las (marcando como não) ou se abster. Os votos são apurados através do A apuração dos votos é realizada através do método schulze, e uma proposta é declarada vencedora (também é possível que nenhuma proposta seja aprovada).

O Liquid Feedback visa a utilização dentro de uma organização. Necessita ser instalado e configurado em um servidor.

Demo Online
Plataforma para desenvolvedores
Instruções de instalação


Adhocracy

Plataforma online gratuita para democracia colaborativa. Com interface bastante simples, permite que usuários criem e apoiem propostas. Não possui mecanismo para gerenciar propostas alternativas.

Está disponível uma instância de teste do Partido Aberto no Adhocracy: Adhocracy do Partido Aberto

GetOpinionated

Software de democracia líquida utilizado experimentalmente pelo partido Pirata da Bélgica. Código disponível no GitHub.

Agora Voting

Software comercial (há também uma versão no GitHub) para votações dentro de organizações.


Loomio

Serviço online para colaboração, que possui uma interface simples para que as pessoas possam votar e comentar propostas. Possui planos gratuitos (que requer doações) e planos pagos.

Há um grupo aberto para este site neste link


Google Votes

Um experimento interno de democracía líquida no Google. Desenvolvido ao longo de três anos para pequenas decisões relacionadas a eventos internos. Atualmente apenas uma ferramenta interna, não há previsão para que seja disponibilizado externamente.

Os resultados do experimento foram disponibilizados em forma de vídeo e pdf
Vídeo
Paper

Organizações[editar | editar código-fonte]

Partido Pirata

Diversos Partidos Piratas adotaram internamente plataformas de democracia líquida, em caráter experimental. Com oexemplos há o da Alemanha, que utiliza o Liquid Democracy, e o da Bélgica, com o GetOpinionated.

Demoex-Direktdemokraterna

Partido Político Sueco "Democratas Diretos", fundado em 2002. Em 2013, o Demoex, primeiro partido de democracia direta da Suécia e uma das primeiras iniciativas de "e-democracy" do mundo, se fundiu ao Direktdemokraterna. A história do Demoex é contada em livro escrito por um de seus representantes eleitos.

Partido da Internet

Associação que pretende constituir um "Partido da Internet" brasileiro.

Plataforma Brasil

Grupo que pretende criar um nova insfraestrutura aberta na internet para promover a formulação de políticas públicas no país.

Democratici Diretti

Organização Italiana que promove a democracia direta. Propõe um modelo participativo chamado "Lista Partecipata"